Montagem feita pelo grupo.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

*~*Embalagem*~*

Sem dúvidas a cor da embalagem é um de seus elementos principais, compondo com a forma e o material um todo em si. É ainda extremamente relevante a participação da embalagem e por extensão, da cor, no complexo e intricado processo mercadológico. Em outras palavras, a cor da embalagem age diretamente no processo de venda dos produtos, atraindo, cativando e convencendo o consumidor.

Diversas são as pesquisas neste sentido e existem resultados bastante objetivos, como por exemplo com relação ao peso relativo das cores. Nesta área os resultados experimentais não deixam dúvidas quanto a esta relação, onde se obtêm os seguin tes resultados:
+ PESADO
+ LEVE

Além das considerações sobre contraste e harmonia, onde as regras gerais também se aplicam, foram determinadas experimentalmente algumas relações entre cores e produtos que podem auxiliar no projeto de uma embalagem:

* CAFÉ=> marrom-escuro com toques de laranja ou vermelho.


* CHOCOLATE=> marrom-claro ou vermelho-alaranjado.


* LEITE=> azul em vários tons, às vezes com um toque de vermelho.


* GORDURAS VEGETAIS=> verde-claro e amarelo não muito forte.


* CARNES ENLATADAS=> cor do produto em fundo vermelho, às vezes com um toque de verde.


* LEITE EM PÓ=> azul e vermelho, amarelo e verde com um toque de vermelho.


* FRUTAS E COMPOTAS EM GERAL=> cor do produto em fundo vermelho, com um toque de amarelo, às vezes.


* DOCES EM GERAL=> vermelho-alaranjado.


* AÇÚCAR=> branco e azul, com toques de vermelho, letras vermelhas e pretas.


* MASSAS ALIMENTÍCIAS=> transparência, vermelho, amarelo-ouro e às vezes com toques de azul.


* CHÁ E MATE=> vermelho, branco e marrom.


* QUEIJOS=> azul-claro, vermelho e branco, amarelo-claro.


* SORVETES=> laranja, azul-claro, amarelo-ouro.


* ÓLEOS E AZEITES=> verde, vermelho e toques de azul.


* IOGURTES=> branco e azul.


* CERVEJA=> amarelo-ouro, vermelho e branco.


* DETERGENTES=> rosa, azul-turquesa, azul, cinza-esverdeado e branco-azulado.


* CERAS=> tons de marrom e branco.


* INSETICIDAS=> amarelo e preto, verde-escuro.


* DESINFETANTES=> vemelho e branco, azul-marinho.


* DESODORANTES=> verde, branco, azul com toques de vermelho ou roxo.


* SAIS DE BANHO=> verde-claro, branco.


* BRONZEADORES=> laranja, vermelho-magenta.


* DENTIFRÍCIOS=> azul e branco, verde com branco e toques de vermelho.


* COSMÉTICOS=> azul-pastel, rosa e amarelo-ouro.


* PERFUMES=> roxo, amarelo-ouro e prateado.


* PRODUTOS PARA BEBÊS=> azul e rosa em tons suaves.


* REMÉDIOS EM GERAL=> azul-claro, marrom, branco e vermelho, dependendo do tipo de material, medicinal, estimulante ou repousante.


* LÂMINAS DE BARBEAR=> azul-claro ou forte, vermelho e preto.

Além desses há muitos outros produtos, incluídas as bebidas, cujos rótulos procuram em geral chamar a atenção do consumidor. Rótulos dourados buscam demonstrar a nobreza do produtor e do produto oferecido.

Apesar da relatividade prórpria desse tipo de indicativos, estes dados são comprovados estatisticamente e são resultado de diversas pequenas pesquisas realizads por indústrias, órgãos de classe e acadêmicos.

Um outro dado que não se pode relevar no projeto de uma embalagem é o ambiente de exposição, ou seja a situação e exposição da embalagem nos expopsitores e, principalmente, ao lado da concorrência.

Nenhum comentário: