Montagem feita pelo grupo.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

*~*Cor - Energia*~*


Cor-luz, ou cor-energia é aquela, em a Teoria das cores, que, contrapondo-se à cor-pigmento, diz respeito à reflexão dos raios luminosos e não pela cor efetiva contida na substância.

Identificada pelo fenômeno da refração dos raios solares, essa concepção das cores deu-se pela primeira vez com o físico ingles Isaac Newton, no ano de 1666, mostrou que, com a ajuda de um prisma de três faces, a luz branca podia ser decomposta nas sete cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, azul escuro e violeta.

Segundo essa compreensão, a cor percebida pelos olhos é aquela refletida pelo objeto no qual o raio solar incide. O branco, assim, consiste na reunião de todas as cores, ao passo em que o preto seria a ausência de cor.


A cor pigmento, ao contrário, terá um efeito diverso: misturando-se todas as cores o resultado será uma espécie de Preto.

A comprovação científica da teoria luminosa das cores pode ser feita com um experimento relativamente simples: colocando-se um disco contendo as sete cores do arco-íris, ou seja, aquelas obtidas pela refração, e girando-se velozmente o mesmo, a partir de certa velocidade o olho deixará de perceber as varias cores e passará a ver apenas o reflexo de todas elas juntas: o branco.

Nenhum comentário: