Sem dúvidas a cor da embalagem é um de seus elementos principais, compondo com a forma e o material um todo em si. É ainda extremamente relevante a participação da embalagem e por extensão, da cor, no complexo e intricado processo mercadológico. Em outras palavras, a cor da embalagem age diretamente no processo de venda dos produtos, atraindo, cativando e convencendo o consumidor.
Diversas são as pesquisas neste sentido e existem resultados bastante objetivos, como por exemplo com relação ao peso relativo das cores. Nesta área os resultados experimentais não deixam dúvidas quanto a esta relação, onde se obtêm os seguin tes resultados:
+ PESADO
+ LEVE
Além das considerações sobre contraste e harmonia, onde as regras gerais também se aplicam, foram determinadas experimentalmente algumas relações entre cores e produtos que podem auxiliar no projeto de uma embalagem:
* CAFÉ=> marrom-escuro com toques de laranja ou vermelho.
* MASSAS ALIMENTÍCIAS=> transparência, vermelho, amarelo-ouro e às vezes com toques de azul.
* CERVEJA=> amarelo-ouro, vermelho e branco.
* DETERGENTES=> rosa, azul-turquesa, azul, cinza-esverdeado e branco-azulado.
* INSETICIDAS=> amarelo e preto, verde-escuro.
* DESINFETANTES=> vemelho e branco, azul-marinho.
* PERFUMES=> roxo, amarelo-ouro e prateado.
* PRODUTOS PARA BEBÊS=> azul e rosa em tons suaves.
Além desses há muitos outros produtos, incluídas as bebidas, cujos rótulos procuram em geral chamar a atenção do consumidor. Rótulos dourados buscam demonstrar a nobreza do produtor e do produto oferecido.
Apesar da relatividade prórpria desse tipo de indicativos, estes dados são comprovados estatisticamente e são resultado de diversas pequenas pesquisas realizads por indústrias, órgãos de classe e acadêmicos.
Um outro dado que não se pode relevar no projeto de uma embalagem é o ambiente de exposição, ou seja a situação e exposição da embalagem nos expopsitores e, principalmente, ao lado da concorrência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário